Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de imagens > Cursos de Gestão de Documentos e de Procedimentos de Protocolo
Início do conteúdo da página

Cursos de Gestão de Documentos e de Procedimentos de Protocolo

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 10h09 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2017, 15h32 | Acessos: 1290

O Arquivo Nacional promoverá, de 3 a 7 de abril de 2017, os Cursos de Gestão de Documentos e de Procedimentos de Protocolo, ministrados por técnicos da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos - COGED/AN. O curso de Gestão de Documentos tem como objetivo apresentar as noções básicas de arquivos, as atividades de gestão de documentos, abrangendo tanto os documentos não digitais quanto os documentos digitais; e o Curso de Procedimentos de Protocolo tem como objetivo apresentar e discutir os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, definidos na Portaria Interministerial nº 1.677, de 7 de outubro de 2015. Já o Curso de Procedimentos de Protocolo tem como objetivo apresentar os novos procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de acordo com o definido na Portaria Interministerial MJ/MP nº 1.677, de 7 de outubro de 2015.

Data de realização: De 3 a 7 de abril de 2017.
Local: Universidade Federal do Amazonas - UFAM – Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I – Manaus – AM.
Número de vagas: 30
Custo: gratuito
Carga horária: 31 horas (início às 9h)

Público-alvo: Exclusivamente para servidores dos Órgãos e Entidades integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, aos que desenvolvem atividades ligadas à gestão de documentos de arquivo, lotados nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

ATENÇÃOAs inscrições dos servidores deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do sítio eletrônico do SIGA, em <www.siga.arquivonacional.gov.br>. 
Os candidatos deverão estar previamente cadastrados no Cadastro Nacional de Integrantes do SIGA. A homologação da inscrição dependerá de análise dos técnicos da COGED, avaliando o número de candidatos inscritos e as vagas disponíveis (serão disponibilizadas no máximo três vagas por órgão ou entidade), bem como os seus respectivos perfis técnicos.

Período para inscrições: 20 a 24 de fevereiro de 2017

>> Formulário de solicitação de inscrição.


Divulgação das inscrições homologadas:
 8 de março de 2017.

Em caso de dúvidas, informações com a Srª. Vanessa Rodrigues - tel. (21) 2179-1248 / vanessa.rodrigues@arquivonacional.gov.br.

Conteúdo programático dos Cursos:

Curso de Gestão de Documentos
Módulo I - 
Noções Básicas de Arquivo
- Princípios arquivísticos; - Teoria das três idades; - Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo: características, gênero, espécie, tipo e natureza do assunto; - Conceituação e caracterização dos arquivos.

Módulo II - Gestão de Documentos
- Conceito, objetivos, fases e níveis de aplicação; - Classificação de documentos de arquivo: conceito, objetivos, código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio e fim, procedimentos para classificação de documentos de arquivo; - Avaliação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: conceito, objetivos da avaliação, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio (prazo de guarda e destinação final: guarda permanente e eliminação de documentos de arquivo), elaboração de listagem de eliminação de documentos, edital de ciência e termo de eliminação de documentos; - Recolhimento ao Arquivo Nacional: procedimentos arquivísticos, procedimentos de conservação preventiva e termo de recolhimento; - Levantamento da produção documental.

Curso de Procedimentos de Protocolo
Procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, definidos na Portaria Interministerial nº 1.677, de 7 de outubro de 2015.


[Registro fotográfico]

registrado em:
Fim do conteúdo da página